Origem

ABCGPS

Escavações realizadas no Lago Suíço, na borda dos Alpes, revelaram esqueletos de animais que viveram em 4.000 anos a.C. As características se assemelham as do Pardo-Suíço atual.

Em outra época, no século XII, relatos descrevem o rebanho do Monastério de Eisiedeln, no Cantão de Schwyz, como “animais muito grandes e de cor parda escura”.

Ao longo dos séculos, a influência da natureza determinou a morfologia e as qualidades básicas desses animais. Diferentes fatores, tais como a qualidade do solo, variações climáticas, topografia montanhosa e pastos entre 700 e 2.000 metros acima do nível do mar, forjaram o Pardo-Suíço robusto e autossuficiente, verdadeiro produto de sua terra natal.
Sua tolerância a grandes variações térmicas possui origem na aridez do verão e na neve do inverno alpino.
A partir do século XIX, os criadores de vários cantões reconheceram a importância da seleção e do acasalamento dirigido como forma de preservação das características da raça e da evolução do rebanho.
A seleção de vacas matrizes era baseada em “corpulência, harmonia de conformação e produção de leite”. Nenhum cruzamento com outra raça foi admitido, o que garantiu a pureza racial do Pardo-Suíço.