Características

AGCGPS

CARACTERÍSTICAS:

As principais características da raça são:

 

Precocidade: Uma característica importante que esta relacionada diretamente na eficiência econômica do rebanho. As fêmeas apresentam média de idade ao primeiro parto de 29 meses. O período de serviço, definido pelo tempo transcorrido entre o parto e uma cobertura com prenhes, varia de 90 a 100 dias.  A taxa de partos sem assistência é de 94,5%.

 

Adaptabilidade: A raça Pardo-Suíça é reconhecida em todo o mundo por sua capacidade de adaptação, principalmente nas regiões de clima quente. Os animais da raça possuem um número muito alto de glóbulos vermelhos no sangue, pois são originários de regiões elevadas, onde o oxigênio é rarefeito. Além disso, nos Alpes a radiação ultravioleta é muito intensa, como também acontece nas regiões tropicais e subtropicais. A pele totalmente pigmentada do Pardo-Suíço evita doenças relacionadas com a fotossensibilidade. Esta característica de grande resistência ao calor e ao sol escaldante é fundamental para a pecuária que precisa de touros cobrindo no pasto, como nos cruzamentos industriais e nas criações extensivas.

 

Fertilidade: Além da precocidade sexual, quando os tourinhos da raça com 15 meses já podem servir nas estações de monta e permanecem trabalhando por vários anos. A raça se destaca pela sua fertilidade. As fêmeas alcançam a puberdade aos 346 dias de vida, com taxa de prenhes de 91,6%. E esta característica é transmitida também em seus cruzamentos.

Longevidade: A capacidade de adaptação do Pardo-Suíço ao clima tropical, a rusticidade e seus bons aprumos, tem resultado em uma maior longevidade, possibilitando ao criador obter um número maior de produtos e de lactações lucrativas. O tempo maior de permanência do animal no rebanho, além de diminuir o custo de criação, implica também em menor pressão de reposição de animais, permitindo maiores excedentes para a comercialização, aumentando o faturamento da fazenda. Lembramos que os machos Pardo-Suíços são comercializados em sua totalidade como reprodutores. Dados da Suíça mostram que mais de 20 mil vacas Pardo-Suíças registradas tem mais de 10 anos de idade.

 

Produção de Leite: O efeito combinado da seleção genética e da melhoria no manejo geral e nutricional vem resultando em médias de produção cada vez mais crescentes. A média da raça hoje esta acima de 25,70kg/dia. Lembramos que os dados produtivos sofrem variações em função do manejo e da alimentação do rebanho. As lactações das vacas Pardo-Suíças são caracterizadas por uma diferença menor entre o pico e a base de cada lactação, fator que é de extrema importância na hora de compor a quota diária entregue ao lacticínio. O leite produzido pelas vacas Pardo-Suíças apresentam alto teor de Kappa-caseína e uma relação de quantidade de proteína/gordura ideal para a produção de lácteos, proporcionando maior rendimento de derivados. Nos países mais desenvolvidos, e em alguns estados do Brasil, a alta quantidade de sólidos do leite é um diferencial de preço bastante importante para o produtor.